Uma Dura Realidade Que Precisamos Tomar Parte

Dia Nacional Contra Exploração Infantil
“É em casa que acontecem grande parte da violência sexual; poucos casos são denunciados pelas vítimas”

Hoje os meios de comunicação, na maioria das suas esferas, trazem em destaque o Dia Nacional Contra Exploração Infantil. A celebração desse dia visa conscientizar a população brasileira dos aspectos familiares, sociais e financeiros que caracterizam a exploração infantil.

Cremos que como igreja precisamos tomar parte também nessa causa uma vez que sabemos da realidade espiritual que existe por trás de cada um dos aspectos dessa exploração.

É dentro dessa perspectiva que a Rede Mãos Dadas nos faz uma santa convocação para nos unirmos em um mutirão de oração em favor das crianças e adolescentes do nosso país.


Vem aí o 16º Mutirão de Oração!


O tema deste ano é “Juntos. Ore pelas crianças”. Queremos estimular a unidade na oração em favor da infância. O texto que nos inspira é “Rogo para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti”. (João 17.21, NVI).

A seguir, leia um resumo dos temas e dos motivos de oração deste ano:

1. Família e Educação

Vamos orar juntos para que as crianças que vivem sem família ou em famílias frágeis sejam protegidas e cuidadas. Ore também para que mais crianças sejam incluídas nas escolas e que a educação oferecida seja, de fato, de qualidade.

2. Comércio e Governo

Vamos orar juntos para que comércios justos prosperem e para que haja retidão nas políticas e legislações governamentais.

3. Mídia, Artes e Indústria de Entretenimento

Vamos orar juntos para que nesta geração tecnológica, as crianças sejam tratadas com dignidade e respeito, e para que a criatividade seja usada para a glória de Deus.

4. Religião

Vamos orar juntos para que igrejas locais sejam expressão do amor de Deus em suas comunidades e que as crianças tornem-se exemplo espiritual e parceiros dos adultos na expansão do Reino de Deus.

5. Exploração sexual na Copa 2014

Com a Copa de Futebol no Brasil em 2014, há um grande risco de aumento da exploração sexual de crianças, especialmente o turismo sexual. Estima-se a vinda de 500 mil turistas. Vamos orar para que os sistemas de exploração sexual sejam derrubados e que as crianças não sejam obrigadas a entregar seus corpos para adultos. Ore também para que campanha Copa 2014, organizada por redes evangélicas, seja bem-sucedida e consiga sensibilizar governos e igrejas.

3, 4 E 5 DE JUNHO – MUTIRÃO DE ORAÇÃO PELAS CRIANÇAS!


Objetivo


O Mutirão de Oração pelas Crianças e Adolescentes é uma campanha de oração que ocorre desde 2003 no Brasil, realizada pela Rede Mãos Dadas. Sempre no primeiro fim de semana de junho. Em 2010 mobilizamos mais de 30 mil pessoas.

Na campanha deste ano estamos incluindo pedidos de oração da Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual no Turismo. Nosso objetivo é que as duas campanhas estejam juntas. O Mutirão de Oração é o segundo passo da campanha de enfrentamento. O primeiro é a marcha do dia 18 de maio. Por isso, é importante que no dia 18, todos os coordenadores já divulguem e mobilizem as pessoas para o Mutirão de Oração nos dias 3, 4 e 5 de junho. Um passo adiantando o seguinte. É muito importante que haja este senso de continuidade em cada ação da campanha de enfrentamento à exploração sexual.

Material


A RENAS vai enviar próxima semana cartazes do Mutirão de Oração para todos os coordenadores da marcha. A ideia é que os coordenadores distribuíam o material para os participantes, estimulando-os a realizarem o Mutirão de Oração em suas igrejas, comunidades, projetos sociais, órgãos públicos, etc.

Além do cartaz, temos outros materiais que ajudam na realização da campanha, como o Guia de Oração (com os pedidos de oração detalhados), a Cartilha de como realizar o mutirão, etc. Tudo isso, só poderá ser acessado no site do Mutirão: www.maosdadas.org/mmo. Lá, você pode baixar o material.

Lissânder Dias – Executivo de Comunicação / Rede Mãos Dadas
Ronald Neptune – Coordenador do Projeto Copa 2014


Fontes:
Rede Mãos Dadas (http://www.maosdadas.org/)
Sal da Terra PE (http://www.saldaterrabanda.blogspot.com/)